Data: 04-04-2012
Criterio:
Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Espécie com EOO < 100 km², sendo informado o declínio populacional, área de ocupação, tamanho e declínio populacional, e/ou número de indivíduos maduros, porém sem causas anunciadas. É necessário um esforço de coleta entre os pontos atualmente conhecidos.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Gomphrena duriuscula Moq.;
Família: Amaranthaceae
Publicada originalmente na obra DC. Prodr. 13(2) : 404. 1849., a espécie se aproxima morfologicamente de G. gardnerii, porém podem ser diferenciadas no tamanho, tipo de inflorescência e local de ocorrência (Siqueira, 1991).
As populações conhecidas de G. duriuscula sofreram drástica redução nos últimos 30 anos. É considerada uma planta de frequência esparsa (Biodiversitas, 2005).
A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado da Bahia (Marchioretto et al., 2012). Representa um endemismo das dunas das restingas de Abaeté, Pituba e Itapuã, próximas a Salvador, BA (Siqueira, 1991; Biodiversitas, 2005). Os registros de Barreiras e Jacobina (BA) e Estância (SE), determinados por T.M. Pedersen alteram de maneira significativa a distribuição da espécie. Marchioretto (com. pess.) sugere que estes registros sejam considerados, uma vez que também foram feitos em solos arenosos e determinados pelo maior especialista da família Amaranthaceae. Entretanto, a especialista afirma que para um parecer mais detalhado, ela precisaria consultar o material em questão.
Planta subarbustiva (Siqueira, 1991), heliófila (Biodiversitas, 2005). Ocorre em dunas nas restingas e sobre solos arenosos nos Domínios Fitogeográficos da Caatinga (Marchioretto et al., 2012) e Mata Atlântica (Biodiversitas, 2005). A espécie apresenta síndrome de dispersão anemocórica (Biodiversitas, 2005).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes
A espécie vêm sofrendo com a perda e degradação do habitat no qual ocorre. O declínio das condições ambientais ótimas para sua perpetuação na natureza, aliado ao fato de a espécie representar um endemismo restrito de uma área que apresenta extrema vulnerabilidade a ampliação do espaço urbano de uma grande cidade representam ameaças a sobrevivência da população de G. duriuscula (Biodiversitas, 2005).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente Ameaçada de Extinção. Foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pela Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).
4.4 Protected areas
Situação: needed
Observações: A espécie não se encontra protegida por nenhuma categoria de unidade de conservação (Biodiversitas, 2005; CNCFlora, 2011).
5.7 Ex situ conservation actions
Situação: needed
Observações: A espécie não se encontra em cultivo em nenhuma coleção voltada para a conservação ex situ (Biodiversitas, 2005).
3 Research actions
Situação: needed
Observações: Biodiversitas (2005) indica a necessidade de pesquisas científicas a respeito dos dados taxonômicos, de distribuição ecológicos deste táxon.
- MARCHIORETTO, M.S.; SENNA, L.; SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000042>. Acesso em: 15/02/2012.
- JOSAFÁ CARLOS DE SIQUEIRA. O gênero Gomphrena L. (Amaranthaceae) no Brasil. Tese de Doutorado. Campinas - SP: Universidade Estadual de Campinas, 1991.
- MARCHIORETTO, M.S. Comunicação pessoal da especialista Maria Salete Marchioretto para o analista de dados Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.
CNCFlora. Gomphrena duriuscula in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Gomphrena duriuscula
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41